top of page

Entenda mais sobre a nossa Rede de Economia Solidária Pedramar



A Rede de Economia Solidária Pedramar é um dos diversos projetos que o Cultura no Morro realiza. Ela tem o objetivo de integrar comerciantes, prestadores de serviços e consumidores, que juntos movimentam a economia local no Jardim Pedramar. Essa ideia surge a partir da necessidade de olhar o território, seu potencial de produção e consumo, para estreitar os laços entre os comerciantes e consumidores, gerando riqueza e redistribuição de renda na própria comunidade.


Antes de tudo: o que é a economia solidária

Convidamos o economista, professor, e colaborador do Cultura no Morro, Wiliam Retamiro, para apresentar esse modelo de economia solidária como uma alternativa ao convencional. Ao invés de colocar o lucro acima dos interesses e valorização das pessoas, elas são o centro das atividades exercidas, ressaltando a riqueza existente nelas, suas habilidades profissionais e desenvolvimento da identidade de pertencimento ao seu território. A conjugação desses fatores associados em uma rede de economia local, promove a geração de trabalho e renda no desenvolvimento econômico local.


Por onde começamos

Inicialmente, pesquisamos junto aos comerciantes, para compreender o nível de formalização, uso de tecnologia e desenvolvimento econômico dos negócios locais. Esse mapeamento identificou dados importantes para esta jornada, como o número de comércios e serviços localizados no bairro - que hoje somam mais de 20; algumas práticas de colaboração que já existem entre os comerciantes - como compra conjunta e empréstimo, que interferem diretamente no custo dos produtos.


Implementando as primeiras ações

Em 2020, o projeto “Pedramar, território cultural” viabilizou mais alguns passos desta rede de economia solidária. Foram instaladas placas sinalizadoras, internas e externas, nos comércios e pontos culturais do bairro, com a localização de todos os envolvidos e comunicação direcionada ao incentivo de consumo na rede.

E não paramos por aí! Em breve mais ações e atividades continuarão acontecendo aqui no Jardim Pedramar. Estamos empolgados e com os pés no chão para continuarmos nesta jornada em mais uma ação do Cultura no Morro.

bottom of page