top of page

Projeto Cultura e Arte - Integrando a Comunidade.

No mês de agosto e setembro o bairro do PQ. Imperial em Jacareí recebeu diversas atividades, que teve como objetivo a conexão entre a comunidade e a recém fundada estação de tratamento de esgoto, por meio da educação e cultura popular, que resultou em um mural inaugurado no último dia 20 de setembro. O projeto iniciou com uma série de oficinas, feitas de maneira remota com os estudantes do 4º e 5º ano da escola municipal Maria Regina Cachuté. Para cada oficina era encaminhado a eles um documento com o texto base, atividades práticas e um vídeo de apoio.

Gravação de vídeo aula para atividade pedagogica
Educador social Alan Tomé na gravação da vídeo aula foto: Thiago Vinícius

Os temas foram proposto pelos educadores sociais do Cultura no Morro e convidados, com objetivo de elevar a autoestima e pertencimento dos participantes com a comunidade, nesse sentido a oficina de “Cartografia social” ofereceu como atividade a construção de um mapeamento colaborativo do bairro, onde foram mapeado pelos estudantes os locais em que eles mais gostavam de frequentar ou estar, (você pode conferir o resultado clicando aqui). Já a oficina de “Meio ambiente” abordou a temática sobre resíduos, ciclos da água e do tratamento de esgoto e formas de propor um menor impacto da nossa vida cotidiana no meio ambiente. A oficina de “Cultura local”, abordando a cultura erudita e popular, propondo como atividade a realização de estrofes, para finalizar a letra de funk realizada pelo “MC W5”, que também mora na comunidade. Por último, a oficina de arte urbana, que foi apresentado os principais pontos da arte urbana, suas práticas e características e como atividade foi pedido que os alunos enviassem desenhos para compor o mural a ser realizado posteriormente na recém inaugurada “estação de tratamento de esgoto” do PQ. Imperial.



Alan Tubão, Douglas Reis, Janaina Vieira e Thaís Nozaki, foram os artistas visuais convidados do projeto para executarem a obra do mural. Eles receberam os desenhos dos alunos e realizaram uma releitura que compôs a obra a partir da identidade de seus trabalhos. Foram dois dias de pintura intensa que resultou neste lindo mural que você pode estar conferindo logo abaixo.


O projeto foi realizado pelo Cultura no Morro em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy e o serviço autônomo de água e esgoto (SAAE - JACAREÍ).






bottom of page