top of page
QUEBRADA

JARDIM PEDRAMAR

Próximo a rodovia Dom Pedro I,  aproximadamente 6 km do centro da cidade de Jacareí, localiza-se o Jardim Pedramar, com pouco mais de 30 anos de existência. Loteado para pessoas de baixa renda o bairro foi fundado numa porção de terra que fazia parte da zona rural, sendo seu principal acesso a Estrada do Tanquinho, que historicamente, fez parte da rota entre o Vale do Paraíba e a capital do estado.

Um território com ausência de equipamentos e espaços públicos,  que por muito tempo foi taxado de violento. Hoje resiste bravamente, assim como muitas periferias no Brasil, por meio de sua cultura e tradições.

LOCAIS
14364740_766157666820150_584934831082006

No bairro Jardim Pedramar, assim como em outras periferias a rua é usada como extensão de suas casas, reforçado pela ausência de espaços e equipamento públicos. Nesta perspectiva, um morador da comunidade chamado 'Seu Aluízio" se apropriou de uma área para transformá-la em uma praça. Esse espaço antes era usado para descarte de rejeitos, entulhos e lixos. Hoje em dia, com o nome de “Praça Guarani”(devido ao time de futebol), tem uma nova funcionalidade, sendo um espaço de cuidado ambiental e contemplação dos arranjos criativos criados pelo "Seu Aluízio".

1069913_333984356735056_1747222076_n.jpg

CAPELA DE SÃO BENEDITO

 A capela de São Benedito com relatos populares de mais de 100 anos, contendo um cruzeiro de 9 metros de altura, com registros de manisfestações culturais como moçambieque, folia de reis e festa do padroeiro. Fica localizada na area mais alta do bairro, final da rua 1.

VISITAÇÕES_AMB_EDUCATIVO - 072.jpg

GRUTA DAS CRIOULAS

A Gruta das Crioulas é o quintal que fica a beira do corrego do Tanquinho, uma importante nascente que deságua no Rio Paraíba, ali se encontra um fraguimento de mata atlântica, também morou na casa a  Professora Marise Paula, que abriu sua casa para as atividades culturais de matriz africana,  que em conjunto ao Cultura no Morro, buscou preservar, por meio da educação ambiental e conscientização dos moradores buscando um convívio equilibrado junto a população da fauna e flora. Marise infelizmente foi antes do combinado, mas seu legado está vivo e o Cultura no Morro mantem a chama viva!
Marise Vive!

VISITAÇÕES_AMB_EDUCATIVO - 082.jpg

BILIOTECA COMUNITÁRIA LER PARA CRESCER

Inaugurada em 23 de outubro de 2015 pela pedagoga aposentada Maria Aparecida Alves (74), em parceria com o espaço Cultura do Morro. Dona Cida como é conhecida, contribui com   a comunidade disponibilizando alguns livros que já possuía em sua residência. Atualmente a biblioteca trabalha com uma programação fixa, com saraus, brincadeiras, rodas de leitura e cinemateca. Hoje o acervo é composto por mais de 2 mil obras, com média de empréstimos de 220/mês. A biblioteca funciona as segundas, quarta e sextas das 14h às 16h e aos sábados das 10h as 16h, todas as atividades são gratuitas.

bottom of page