
A comunidade Pedramar, em Jacareí, desde sempre, foi um berço cultural, e foi a partir de uma ação beneficente lá em 2009, que um grupo formado por moradores e amigos próximos ao bairro, perceberam a necessidade de identificar, promover e valorizar essa pluralidade cultural, foi assim que surgiu o Cultura no Morro.
Ao passar dos anos o grupo foi realizando diversas ações, e em 2012 enquanto a turma de amigos batucava na rua, foi que apareceu o Seu Nego . O mestre de Moçambique propôs unir a turma, os sons e é claro o morro. Inicialmente, sem espaço físico, faziam suas ações na rua, em meio às casas, convidando seus moradores a explorar sua própria cultura, porém a necessidade de um espaço para reuniões e pequenos eventos se fazia presente.
Foi quando um dos seus membros decidiu fechar um negócio que manteve durante alguns anos no bairro, uma pequena lanchonete e dispor do espaço para a causa. Desde então foram realizadas diversas atividades no local, oficinas, teatros, projetos culturais, além de servir como um local para encontros, conversas e trocas; e é de lá onde surgiu projetos como o “Moçambique nas Escolas, Arte e Geração de Renda, AgromeraArte e o Bairro Ambiente Educativo”.
E desde 2022 o Cultura no Morro é uma Entidade beneficiencente sem fins lucrativos.
Nossas ações são executadas no território do Jardim Pedramar. Nossas ações se concentram em eventos sazonais (festa junina, carnaval, AgromeraArte), projetos culturais, prestações de serviços de audiovisual, doações etc.
As ações permeiam temas como a educação popular, desenvolvimento sustentável, direito à cidade e preservação das culturas tradicionais e emergentes. Visando cumprir com os nossos objetivos , que são a promoção da igualdade social, equidade de gênero, preservação de culturas tradicionais e emergentes, preservação do patrimônio histórico e desenvolvimento sustentável.